Joomla Slide Menu by DART Creations
 
Faixa publicitária
 
Faixa publicitária
Origem e Fundador

Origem:

A Obra de Santa Zita surgiu na cidade da Guarda em 1 de Abril de 1931, tendo tido a primeira Aprovação Oficial em 12 de Abril de 1932 pelo Governador Civil, e em 25 de Abril 1932 pelo Bispo Diocesano, pelo que, desde essa data, goza de personalidade jurídica canónica e civil. Devido às necessidades sentidos por toda a parte, e a importância dos seus benefícios, a OSZ implantou-se, muito rapidamente, em todo o território nacional, onde mantém e desenvolve as mais diversas respostas sociais com inúmeras actividades e serviços.

Em 1944 mudou a sua Sede para Lisboa, e pouco depois, passou a ser considerada de âmbito nacional, por provisão de 9 de Julho de 1946 assinada por Sua Eminência o senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, o qual já tinha sido aprovado anteriormente por Sua Ex.cia o Secretário de Estado da Assistência Social, em 21 de Junho do mesmo ano, como consta do Diário do Governo (II Série) de 9 de Julho de 1946.

A Obra de Santa Zita tem, actualmente, a sua Sede-geral  em Lisboa, na Rua de Santo António à Estrela, 35 - freguesia da Lapa, concelho e distrito de Lisboa, e exerce a sua acção através das várias Casas de Santa Zita, com delegações em diversos pontos do País.